Como estimular a autonomia do seu filho?

Entenda a importância de estimular a autonomia do seu filho e confira como fazer isso em casa com dicas práticas para o dia a dia.

Quem tem uma criança entende bem como trabalhar seu desenvolvimento pode ser desafiador. Apesar do ditado “filho deve ser criado para o mundo” ser muito fiel à realidade, muitos pais não conseguem colocar em prática por medo ou acreditarem que a superproteção é o melhor caminho. 

É preciso enfrentar o desconhecido e estimular a autonomia da criança para que ela se sinta segura na hora de explorar o mundo, as relações, os prazeres e obrigações. Assim, se tornam adultos confiantes e preparados para a realidade da vida na maturidade. 

Isto porque, quando os filhos crescem dependentes dos pais, com seus responsáveis tomando a frente sempre que algo deve ser feito e fazendo escolhas em seu lugar, provavelmente se tornarão adultos inseguros, com dificuldades de se comunicar e tomar iniciativas.

Portanto, estimular a autonomia e incentivar a independência dos pequeninos é elementar para que reconheçam o sentimento de responsabilidade, amadureçam harmoniosamente e adquiram experiências edificantes para que saibam como tomar decisões e como fazer boas escolhas, no presente e por toda a vida. 

Mas como fazer isso? Você sabe? Continue a leitura para entender o que é autonomia infantil e aprenda como estimulá-la. 

O que é autonomia infantil?

A autonomia infantil é relativa à independência e autossuficiência da criança. É um fator fundamental para o desenvolvimento emocional, intelectual e físico dos pequeninos, além de fazer com que reconheçam seu protagonismo na própria vida. 

Não é algo que se ensina, como guardar os brinquedos ou amarrar os tênis. Trata-se de um processo contínuo, que deve ser trabalhado desde cedo, em casa e na escola, de maneira gradual, respeitando os limites característicos das diferentes faixas etárias da infância.

Veja como você pode fazer isso.

Como os pais podem estimular a autonomia do seu filho?

Onde há a presença ativa dos pais, sempre existe um desenvolvimento infantil potencializado. Isso é feito por meio de estímulos que ensinam e encorajam a criança a fazer e decidir as coisas por conta própria.

Entretanto, agir dessa forma para estimular a autonomia dos pequenos não é algo simples de ser feito. Primeiro existe a barreira da superproteção, criada quando são recém nascidos, que deve ser derrubada aos poucos com o passar dos anos.

Depois, existe a dúvida recorrente quando começamos a deixar os pequeninos a fazerem suas coisas: “Será que estou dando suporte o suficiente?”. 

É preciso entender que, os pais, apesar de terem um papel crucial na proteção e segurança dos filhos, não devem colocá-los numa bolha que os restringe de experienciar o mundo. É preciso que se frustrem para entenderem suas habilidades, espaço e limites. Assim, saberão até onde podem chegar sem que alguma consequência negativa aconteça.

Pensando nisso, você deve tomar pequenas atitudes que fazem total diferença para o desenvolvimento da criança e na construção de sua autonomia. Veja alguns exemplos: 

  • Se a criança tem capacidade de fazer algo, não tome a iniciativa;
  • Ensine diariamente que as frustrações são inevitáveis e não é preciso desistir quando isso acontece;
  • Estimule atividades cotidianas adequadas para cada idade, como guardar os brinquedos, arrumar a cama e tirar o prato da mesa, por exemplo;
  • Incentive a criança tomar suas decisões e solucionar seus problemas por conta própria;
  • Motive a comunicação aberta dentro da casa;
  • Dê liberdade, mas estabeleça limites.

Dicas práticas para ajudar no desenvolvimento da autonomia do seu filho

Agora que você sabe o que é e como estimular a autonomia do seu filho, confira algumas dicas práticas para o dia a dia e saiba como ajudar no desenvolvimento da criança. 

Não faça para seu/sua filho(a) o que ele/ela pode fazer sozinho(a)

O processo de aprendizagem na infância acontece, prioritariamente, por meio de tentativas e erros. Pode ser que a criança leve um tempo até aprender a fazer algo, como se vestir, tomar banho ou escovar os dentes sozinha.

Deixe que seu/sua filho(a) aprenda sozinho. Não interfira no processo de descobrimento. Atue como um instrutor o guiando pelo caminho certo. Também é importante que, mesmo na correria do dia a dia, você permita que a criança faça as coisas no seu tempo. Se você fizer no lugar dela para ser mais rápido, em vez de ajudar, vai acabar desestimulando.  

Possibilite que a criança encontre soluções para os próprios problemas

Mais um ponto relacionado com a aprendizagem. Soluções para coisas novas são encontradas depois de muitas tentativas. Deixe o/a pequeno(a) explorar a criatividade até encontrar a resposta para o novo desafio. 

Isso não quer dizer que você deve ficar parado(a), apenas olhando. Mostre que você acredita no potencial de seu/sua filho(a) e que ele/ela tem capacidade para fazer o que está tentando. Isso é importantíssimo no desenvolvimento da autoconfiança.

Permita que seu filho faça escolhas

Na infância, as escolhas são sempre responsáveis pelo aprendizado das consequências. Sempre que uma atitude é tomada, existe uma consequência, seja ela positiva ou negativa.

Permitir que a criança faça suas escolhas é uma forma de incentivar a tomada de decisão e ensinar que é preciso refletir um pouco antes de agir, afinal, algo pode dar errado e se transformar numa enorme frustração.

É importante deixar a criança escolher, fazendo propostas possíveis de serem alcançadas: “Você quer vestir amarelo ou vermelho?”, “prefere sorvete ou chocolate?”, “vamos ao zoológico ou você quer brincar com os amigos?”.

Assim, é possível construir uma relação saudável e de confiança onde, apesar da criança ter o poder de escolha, existem opções limitadas para o que pode ser feito ou não. 

Ensine a criança a lidar com as frustrações

Uma criança feliz e saudável não é aquela que tem tudo o que quer e sim a que tem o que é melhor para ela. 

O “não” é indispensável e muitas vezes um ato de amor. Errar é inevitável e não podemos desistir. Não ter o que queremos é comum e vai acontecer por toda a vida. 

Essas, são verdades que precisam ser evidenciadas e fazem uma enorme diferença no desenvolvimento da criança, seu amadurecimento e como ela enfrentará os desafios contínuos da vida. Assim, o(a) pequeno(a) se tornará um adulto emocionalmente preparado e conquistará sua independência com mais facilidade.

Estimule a comunicação 

Uma boa comunicação é base para que qualquer relacionamento seja positivo, seja com os pais, amigos ou professores. Além disso, motivar a comunicação ajuda a criança a expressar seus sentimentos e conquistar sua independência, também é fundamental para interagir com as pessoas em seu convívio.

Por isso, quando você notar que algo precisa ser dito ou expressado, incentive a comunicação e estimule a criança a “soltar o que está preso em sua garganta”.

Transmita segurança para a criança e tenha paciência

A paciência deve reger o desenvolvimento infantil. Lembre-se que os pequeninos chegam totalmente despreparados para o mundo e estão em constante processo de aprendizagem. 

Por isso, você deve ter muito cuidado com as broncas. Quando for necessário intervir, não imponha nada ou diga em tom negativo. Quando algo acontecer fora do inesperado, explique o porquê aquilo está errado, mostre a maneira correta e, quando for feito do jeito certo, elogie. Assim, a criança entenderá que está fazendo progresso e terá autoconfiança suficiente para seguir em frente. 

Delegue tarefas

até 3 anos

Na primeiríssima infância, a criança pode ter horários estabelecidos para se alimentar, guardar os brinquedos e separar a roupa suja. Mas vá com calma. Apesar de capaz, ela ainda é muito novinha. Conforme as habilidades forem se desenvolvendo, vá aumentando as tarefas e sua complexidade, sempre respeitando os limites físicos e intelectuais da criança.

Na hora das brincadeiras, escolha brinquedos que estimulem o desenvolvimento motor e intelectual, como blocos de encaixar, quebra-cabeças de poucas peças ou pintura com os dedos, por exemplo.

Também é interessante começar a ensinar a noção de tempo: dia, noite, cedo, tarde, hoje, ontem e amanhã para que a criança consiga entender melhor o momento que cada coisa deve ser feita, sem ter que saber o horário. 

Nessa idade, os pequeninos também podem comer sozinhos, com colher ou até garfo e faca com pontas arredondadas.

de 3 a 5 anos

Nessa faixa etária a criança já consegue realizar sua higiene pessoal. Determine horários para escovar os dentes e tomar banho. 

Nesta etapa da infância, as crianças já são capazes também de amarrar seus sapatos, pedalar sem rodinhas e a alfabetização já pode ser iniciada de forma lúdica e gradual, pois elas já tem um vocabulário de quase 9 mil palavras.

Você também pode aproveitar essa faixa etária para estimular a autoconfiança da criança para que ela se sinta segura também longe dos pais. Para isso, você pode deixá-la dormir sozinha na casa dos avós, fazer visitas aos amiguinhos da escola. Deixe sempre claro que, se ela quiser voltar para casa, basta ligar para mamãe ou papai que eles vão buscá-la sem objeções. 

de 5 a 7 anos

Nessa idade, a criança já consegue trocar suas roupas, arrumar a cama, organizar o quarto e está aprendendo a ler e escrever. Adicione essas rotinas nas outras que eram feitas quando era mais nova e estabeleça horários para isso.

Também é o momento adequado para seu/sua filho(a) ter rotinas fora de casa, como praticar esportes, artes marciais, aprender outras línguas, fazer um curso de desenho, tocar instrumentos musicais ou qualquer atividade que contribua para o desenvolvimento intelectual, físico, motor e emocional, que seja do interesse da criança.

acima de 10 anos

No fim da infância, os pequeninos já têm total controle do próprio corpo e sabem se comunicar adequadamente, seja por voz ou escrita.

Esse é o momento de estimular a autonomia e independência com responsabilidade, como fazer as tarefas de casa e da escola sem supervisão ativa. Você só precisa conferir se tudo está sendo feito e interferir na falta de alguma obrigação.

Também é interessante ensinar a atravessar a rua, ajudar na organização de toda a casa, como lavar a louça, alimentar os pets ou varrer o chão. Além disso, é a hora certa para deixar que resolvam seus conflitos dentro e fora de casa por conta própria, mas sempre estimulando a comunicação para reconhecer sua existência e poder ajudar quando necessário.

Pronto, agora você sabe a importância de estimular a autonomia de seu/sua filho(a) e como fazer isso em casa para que o desenvolvimento da criança seja harmonioso e a ajude a se tornar um adulto independente, autônomo, autoconfiante e autossuficiente.
Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento dos pequeninos continue navegando em nosso blog!

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

12/07/2022
Elisabete Alhadas