Como estimular a concentração do seu filho na Educação Infantil?

Veja como estimular a concentração do seu filho e ajudar a melhorar seu desempenho escolar.

Muito suscetíveis às distrações, as crianças de hoje encontram dificuldade em se concentrar nas tarefas escolares. Seja por conta do grande volume de informação que o acesso à internet proporciona, ou mesmo pela habilidade que a Geração Z possui de realizar várias atividades simultâneas, é importante para os pais estimular a concentração do seu filho. 

Afinal, o desenvolvimento infantil passa por uma série de fases, e isso é algo que não se modifica a cada geração. Nesse sentido, é preciso ter um certo cuidado e atenção para evitar que os pequenos percam momentos importantes para seu desenvolvimento, por causa do excesso de estímulos externos que não trazem nenhum ganho ou aprendizado.

Por isso trouxemos, neste artigo, algumas dicas para estimular a concentração do seu filho e entender a importância de organizar a rotina, com limites e tempo para o que é mais saudável e prazeroso à criança.

Boa leitura!

A importância da concentração na Educação Infantil

Uma criança desatenta tende a ser menos produtiva. Isso significa que, em relação aos estudos, a falta de atenção e concentração pode gerar um desgaste e uma queda no aprendizado. Consequentemente, a criança fica frustrada, desanimada, e seu baixo rendimento na escola se torna um problema para toda a família.

Por isso, estimular a concentração do seu filho é tão importante! Pois com as atividades em dia, sobra mais tempo para a diversão e o lazer, além de que o aprendizado se desenvolve de modo mais satisfatório. E fazer com que seu filho compreenda a importância e a necessidade de concentração nos estudos é fundamental.

No entanto, sabemos que pode não ser nada fácil orientar e estimular essa concentração, sobretudo quando a criança já se acostumou a ser dispersa e fazer várias coisas ao mesmo tempo ‒ ainda que nenhuma delas seja realmente bem feita.

Porém, existe uma série de práticas que podem ajudar no desenvolvimento da concentração, fazendo com que os pequenos entendam que o foco nas atividades escolares deve ser mantido para que possa haver o momento do lazer e da distração.

Dicas para estimular a concentração do seu filho na Educação Infantil

A capacidade de concentração das crianças é algo que se desenvolve conforme elas crescem. O que significa que os pequenos tendem a ser mais dispersos na primeira infância, melhorando seu foco nas tarefas à medida que os anos passam. No entanto, não é apenas o fator idade que influencia esse aspecto. 

Algumas táticas podem ser usadas para estimular a concentração do seu filho, especialmente em situações que exijam mais atenção, e que geralmente estão ligadas ao baixo desempenho escolar.

Vale lembrar que falta de concentração não significa falta de compreensão, e nada tem a ver com capacidade de aprendizado. Por isso, quando a distração da criança é algo recorrente e acontece em momentos bastante importantes, é preciso intervir para que ela possa se concentrar melhor.

Confira a seguir algumas dicas para estimular a concentração dos pequenos:

Definição de uma rotina é fundamental

Uma criança com a rotina definida desenvolve mais facilmente sua capacidade de contração, diferente daquelas que não tem horário certo para suas atividades, que estudam em qualquer lugar da casa etc.

Por isso, a primeira dica para estimular a concentração do seu filho é criar uma rotina, com horários para atividades escolares, compromissos extracurriculares, e claro, o lazer. Isso evita que a criança desenvolva ansiedade por não saber o que está por vir e possa focar em sua atividade do momento.

Adote atividades que ajudem a estimular a concentração do seu filho

Certas atividades, como brincadeiras e jogos podem ser bastante úteis para estimular a concentração do seu filho. Mesmo aqueles joguinhos mais simples, como jogo da memória, dominó, caça-palavras, até os mais complexos, como xadrez ou cubo mágico, podem ser bastante eficientes para que a criança exercite sua capacidade de atenção.

Além disso, envolver a criança no planejamento se sua rotina e na elaboração de metas e objetivos para um determinado período (por exemplo: cumprir as tarefas da escola dentro do prazo) dará uma sensação de evolução e autonomia. Isso faz com que os pequenos percebam o ganho que tem com a concentração.

A tecnologia pode ser uma boa aliada neste processo

Gostemos ou não, a tecnologia faz parte da nossa rotina e, mais ainda, está inserida no dia a dia das crianças de maneira muito natural. Sendo assim, que tal utilizar os recursos tecnológicos de modo consciente e a seu favor?

Afinal, quando o uso de telas não é bem administrado pelos pais, isso se torna bastante prejudicial para a concentração das crianças. Mas utilizando as ferramentas certas, é possível fazer da tecnologia uma aliada.

Seja através de jogos educativos no celular ou filmes e documentários que ajudem com os temas das aulas. O importante é que os pais estejam atentos à qualidade do conteúdo consumido, supervisionando o uso dos dispositivos.

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda um tempo máximo no uso de telas de até duas horas diárias para crianças com idade entre 6 e 10 anos.

Estimule o hábito da leitura

O estímulo à concentração está entre os diversos benefícios da leitura. Por isso, é fundamental incentivar os pequenos a ler, mesmo que sejam histórias em quadrinhos e contos curtos. Ao criar esse hábito, a criança consegue passar um certo tempo concentrada, o que a fará desenvolver a capacidade de foco.

Lembrando que o ritmo da leitura é importante, por isso se deve evitar utilizar recursos eletrônicos que aceleram esse processo. Aqui, vale a dica de investir em livros físicos.

Evite elementos de distração

Se o assunto é concentração, fica clara a importância de se evitar quaisquer elementos que causem distração nas crianças, não é mesmo? Imagine seu filho como uma criança que se dispersa facilmente, precisando fazer o dever de casa na sala, onde os pais ou os irmãos assistem TV. Difícil, hein?

Pois bem, então aqui a dica é simples: proporcione à criança um ambiente tranquilo, bem iluminado, com o mínimo de interferências sonoras possível, e longe de celulares, TV, aparelhos de som, brinquedos espalhados… Qualquer coisa que acabe desviando o foco da atividade principal deve ficar fora de cena.

Por mais que o foco e a concentração sejam capacidades desenvolvidas internamente, e que, com o tempo, a criança aprenda a ignorar as distrações, estamos falando aqui sobre formas de estimular a concentração do seu filho, e por isso se deve evitar tais elementos.

Valorize as conquistas e evolução da criança

Quando a criança entende, de forma prática, como a concentração é benéfica, tudo tende a melhorar. E isso pode ser estimulado quando os pais reconhecem e valorizam a evolução dos pequenos nesse aspecto.

Por isso, ao perceber que seu filho conseguiu cumprir tarefas e atingiu metas importantes, valorize estas conquistas! Mostre a ele o quanto isso é positivo e, se puder, recompense-o de alguma forma. Não estamos falando aqui de trocas ou “subornos”, mas de incentivos. 

Elogie, apoie! Mostre que seu comprometimento em cumprir as tarefas vale a pena!

Jogos e exercícios que podem estimular a concentração do seu filho

Falamos anteriormente sobre atividades que estimulam a concentração, e entre elas estão alguns jogos e brincadeiras. Por isso, trouxemos aqui uma lista com dicas de jogos que podem auxiliar os pequenos no desenvolvimento da concentração através de uma forma lúdica e divertida.

Quebra-cabeça

O tradicional quebra-cabeça é um ótimo exercício de observação, que vai exigir foco e concentração da criança para o encaixe correto das peças.

Desenhar e pintar

Copiar desenhos e figuras e pintá-las com cores determinadas faz com que a criança se fixe em detalhes, o que ajuda a estimular a concentração do seu filho.

Jogo da memória 

Excelente alternativa para estimular a concentração e exercitar o raciocínio dos pequenos, uma vez que a criança precisa de atenção máxima para observar as figuras e memorizá-las corretamente em suas posições.

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

13/09/2022
Kélen Oliveira