O Papel dos Pais na Educação dos Filhos: os desafios e algumas recomendações

Os filhos são um reflexo do que vivem dentro de seu ambiente familiar. Acesse o blog e entenda o papel dos pais na educação infantil.

Os primeiros contatos sociais vividos por uma criança acontecem dentro de casa. Por este motivo, existe um importante papel dos pais na educação dos filhos, visto que os pequeninos se tornam um reflexo do que observam, sentem e vivenciam no ambiente familiar.

É importante lembrar que a criança não recebe somente o DNA de seus pais, mas também todas as características comportamentais apresentadas à ela dentro de casa, sejam boas ou ruins. Este é um processo natural do desenvolvimento das crianças.

Diante disso, é fundamental que os pais sirvam como exemplo aos seus filhos, pois quando eles passam a frequentar a escola e outros ambientes sociais, os comportamentos absorvidos em casa e estabelecidos em sua conduta irão refletir diretamente no relacionamento com professores, colegas de classe e outras pessoas, podendo afetar negativamente a escolarização e, por consequência, seu desenvolvimento intelectual.

Educar uma criança é um processo complexo, mesmo quando a família conta com todo suporte financeiro e pode dar o melhor para ela. Cada casa tem sua própria realidade e desafios característicos da família que vive dentro dela. É difícil conciliar a educação plena com a rotina de trabalho, ainda mais quando se tem mais de um(a) filho(a). 

Continue a leitura para entender de fato qual o papel dos pais na educação dos filhos e aprenda como oferecer a melhor possível na sua formação intelectual, social e emocional.

Diferença entre Educação e Escolarização

Você já deve ter ouvido a frase: “A escola ensina, quem educa é o pai”. Apesar de ser um ditado de longa data, possui uma base muito forte em seu fundamento, afinal, educação e escolarização são duas coisas distintas.

Educação se trata de um processo contínuo de desenvolvimento intelectual, social e emocional do ser humano, que nos acompanha até a maturidade. É ela que garante que as pessoas se formem, se integrem na sociedade, conseguindo se adaptar às frequentes mudanças que ocorrem no mundo e em sua forma de viver. 

A escolarização é o conjunto de conhecimentos adquiridos na escola, tendo o professor como um de seus principais protagonistas. Lá, as crianças e jovens aprendem diferentes disciplinas que serão utilizadas como base para situações da vida comum, no aprendizado contínuo como um todo, na formação escolar e posteriormente nos ambientes de trabalho.

É comum confundir esses dois termos, afinal a escolarização também faz parte do conceito educação. No entanto, os pais não podem transferir para escola este processo de formação do indivíduo, visto que as instituições de ensino não têm essa responsabilidade, sua função é ensinar, não educar.

Por isso, é indispensável que a escola e família (principalmente) atuem em conjunto para garantir que as crianças e adolescentes tenham uma escolarização positiva e se transformem em adultos muito adaptáveis, sociáveis, com inteligência emocional e autonomia.

O Papel dos Pais na Educação dos Filhos: Como oferecer uma boa educação?

A escolarização acontece na escola e a educação é responsabilidade dos pais. Correto?

Mas, como desempenhar esse papel de maneira positiva e garantir a boa educação dos filhos?

Primeiramente, os pais devem estar conscientes de que são o maior exemplo para os filhos. Tanto os comportamentos bons, quanto os ruins, serão replicados e, portanto, é fundamental apresentar o modelo de pessoa que você quer que seu filho se torne.

Contudo, isso não se resume apenas a ensinar o que é respeito, a reconhecer erros e como corrigi-los. Além disso, os pais precisam estar presentes na vida de suas crianças, assumindo seu papel de educadores e incentivadores de seus filhos.

Você, como pai ou mãe, não tem a obrigação de saber como ensinar algum conteúdo das matérias passadas na escola, mas tem a responsabilidade de acompanhar as atividades e de demonstrar interesse pelo que está sendo aprendido. 

Não adianta mandar fazer a lição de casa sem saber o que a criança/jovem está vivendo em seu período escolar. Diante deste cenário, você não verá melhores resultados ou mudanças positivas no comportamento.

Além dessa presença e do suporte na escolarização de seu/sua filho(a), você também precisa inspirar a curiosidade, motivar o interesse pela escola, por conhecimento, incentivando a coragem de enfrentar novos desafios e superá-los. Isto inclui os sonhos e projetos que a criança/jovem tem para o futuro.

Esses pontos, resumem o papel dos pais na educação dos filhos de uma maneira geral. Além disso, existem alguns hábitos que facilitam esse processo e podem fazer toda a diferença. Confira!

Esteja presente no dia a dia e disponível para o diálogo

Como você viu, todos os comportamentos apresentados pelas crianças e jovens são réplicas do que foi vivido dentro do ambiente familiar. Sem a presença dos pais, elas não terão referências para se formar como indivíduo.

Antes de ditar como seu/sua filho(a) deve se comportar ou agir, é preciso ser uma mãe/pai presente na vida dele(a).

Isso não quer dizer que você tem que dedicar todo o seu tempo e dar 24 horas de atenção. O que importa é a qualidade dos momentos partilhados, não a quantidade de momentos vividos em conjunto. Estar em casa na sala enquanto a criança/jovem está no quarto não significa estar presente.

Tente fazer suas refeições junto, dedique um tempo todos os dias para interagir diretamente com seu/sua filho(a), conversar sobre a escola, a vida, seus medos, desejos e desafios. Tudo isso com empatia, atenção e espaço para os pequenos dialogarem abertamente.

Transformar esse “tempo presente” na vida dos filhos é fundamental para aprofundar os laços e construir uma relação de cumplicidade com eles, onde ambas as partes se sentem confortáveis para dividir tudo o que está em suas mentes.

Participe das atividades escolares

Como você viu agora há pouco, não adianta exigir que a criança/jovem faça a lição de casa sem saber o que está se passando dentro da escola.

Uma parceria entre escola e família é como um “turbo” no aprendizado e formação das crianças. Saber que os pais estão juntos, fazendo parte de sua escolarização, é a segurança necessária para que elas consigam superar os desafios escolares e se sintam confortáveis na hora de pedir ajuda.

Por isso é importante que você participe de todas as atividades escolares, não só as que se referem a grade curricular. Isso quer dizer que é preciso estar presente também em reuniões, eventos e festividades abertas aos responsáveis. 

Assim, você consegue entender a rotina escolar de seu/sua filho(a), conversar com os professores para saber se tudo está correndo bem e encontrar formas de ajudá-lo(a) caso exista uma dificuldade. Além disso, terá o privilégio de observar como é a relação dele(a) com os colegas de classe e outras pessoas.

Acompanhe o desempenho escolar dos seus filhos

Além de participar das atividades escolares, você também precisa acompanhar o desempenho de seu/sua filho(a) para identificar dificuldades específicas e saber como dar um auxílio extra.

Para isso, acompanhe o desenvolvimento das lições de casa e os cadernos periodicamente, além, é claro, das notas no boletim bimestral/trimestral.

Incentive o hábito da leitura

A criança que não tem o hábito da leitura, acha entediante ter que ler o que é passado na escola. Não ver a leitura como prazer ou não encará-la com naturalidade, são fatores que se transformarão em enormes entraves na escolarização, mais cedo ou mais tarde.

Por isso é decisivo para o desenvolvimento da criança e sua formação pessoal que ela seja incentivada a ler desde cedo. 

Comece com títulos simples, faça leitura em grupo e pergunte quais temas são mais interessantes para ela. Conforme a habilidade de leitura for se desenvolvendo, aumente a complexidade e mostre que existem muitos universos a serem descobertos dentro dos livros. 

Fique atento ao comportamento do seu filho(a)

É claro que as crianças e jovens se transformam continuamente, isso também acontece com nós adultos. No entanto, mudanças muito bruscas ou incondizentes com a personalidade delas precisam de atenção.

Acompanhe sempre as mudanças do seu/sua filho(a) para garantir que nenhum mau comportamento seja levado até a escola ou trazido para dentro de casa.

Se você acha que as mudanças de comportamento foram muito contrastantes com o comportamento habitual de seu/sua filho(a), não perca tempo, converse com professores e coordenadores para saber o que está acontecendo e também para pedir ajuda.

Dê o exemplo para seu filho(a)

Não tem como exigir comportamentos que você não pratica. É impossível ter resultados positivos agindo dessa maneira. 

Lembre-se: as crianças e jovens replicam o que observam e vivenciam com seus pais.

Portanto, se quer que a criança/jovem se comporte de uma determinada maneira, antes de qualquer coisa, você precisa dar um exemplo a ser seguido. A mãe e o pai são modelos de inspiração para seus filhos. 

Ao desenvolver esses hábitos e tornando-os realidade contínua no ambiente familiar, certamente você irá realizar muito melhor o seu papel na educação dos seus  filhos. O segredo é estar sempre presente, manter o diálogo aberto, fazer parte da vida social e escolar, além de servir como exemplo, obviamente.

Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças continue navegando em nosso blog. Aqui, você encontrará muitos conteúdos ricos para entregar sempre o melhor ao seu/sua filho(a). 

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

19/01/2023
Elisabete Alhadas