Preparação para o Enem: dicas para a reta final antes da prova

Em breve, milhares de estudantes de todo o Brasil estarão prestando o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2022.  De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), 3.396.632 pessoas estão inscritas nas duas versões do exame, sendo que 3.331.566 farão a prova em papel, e 65.066, em computador. As provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Como a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ofereceu, no início do ano, 221.790 vagas, e mais 65.932 no segundo semestre, fica claro que a disputa será acirrada. Assim, a preparação para o Enem é essencial, seja do conhecimento técnico das disciplinas que cairão nas provas, como o cuidado com a saúde física e mental.

Independentemente se o estudante teve muito tempo para estudar ou não, é hora de manter a calma e se organizar para se sair bem no exame. É bom lembrar que muitos dos candidatos estão na mesma situação. É preciso conhecer ainda o processo da seleção. No primeiro dia do exame, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

É importante ainda estar por dentro de todas as orientações do Inep, que conta com uma página digital, em seu portal, com as principais regras destinadas aos participantes do Enem. Além de oferecer uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito da prova.

Esteja o aluno preparado ou não até o momento, sempre há tempo de buscar uma forma de estar mais competitivo à uma vaga. Para isso, separamos algumas dicas.

Qual a importância do Enem nos dias de hoje?

Como já foi dito, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje uma das avaliações mais importantes do Brasil. É por meio do Enem que os candidatos garantem uma vaga na universidade que sempre sonharam e também têm a chance de obter bolsas parciais e integrais que ajudam a custear o curso, de acordo com a nota obtida.

O Exame foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, sua metodologia foi aperfeiçoada e o exame passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. E, desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem permitem acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas são aceitas ainda em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Os participantes do Enem podem também pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Sem esquecer, que os resultados do Enem permitem ainda o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Os participantes fazem provas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam, ao todo, 180 questões objetivas. Os candidatos também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Preparação para o Enem: dicas para a reta final antes da prova

No Colégio Geração, este momento de preparação já iniciou, serão duas semanas de revisão específica, de acordo com cada uma das etapas.

Mas a organização pessoal também é muito importante.

A reta final antes da prova do ENEM é um período bom para reforçar a revisão dos conteúdos, principalmente naqueles em que o candidato tem mais dificuldade, e ter cuidado com a saúde física e mental, para alcançar bons resultados no exame. Manter-se atualizado por meio de jornais e portais de notícias também auxilia na hora de redação como nas questões que envolvam assuntos contemporâneos. Vamos a mais dicas para a preparação para o Enem?

Revise suas prioridades em relação às matérias a serem estudadas

Revisar as prioridades e fazer um check-list do que ainda precisa ser revisado e do que já foi concluído possibilitam aproveitar melhor as horas de estudo no período que antecede as provas do Enem. Assim como ter todos os conteúdos em uma única lista, o que auxilia na organização e deixa claro o que ainda precisa ser feito. Nessa hora, contar com aplicativos auxilia muito na organização das revisões. É possível montar uma lista no formato de planilha no Trello ou usar o Evernote para fazer anotações importantes ou ainda usar um mapa mental.

É bom lembrar que a organização deve se estender até o local de estudos, pois a bagunça prejudica as funções cognitivas. Assim, manter a mesa de estudos limpa e organizada é essencial para uma boa produtividade nos estudos.           

Cronograma de Estudos

O planejamento é essencial para tornar a revisão mais estratégica e auxiliar na reta final na preparação para o Enem. Montar um cronograma, por exemplo, aumenta a produtividade nos estudos, pois evita que o aluno perca tempo decidindo as matérias/temas que precisa revisar.

Faça simulados

Uma boa oportunidade para revisar o conteúdo é fazer simulados, pois resolver questões é um ponto chave na revisão de conteúdo. Assim como resolver provas das edições anteriores, que permitem ao candidato conhecer o perfil do Enem, o estilo das questões e entender como os conteúdos são cobrados. A resolução de exercícios ajuda ainda no planejamento e na organização dos estudos, pois facilita na identificação dos conteúdos que o candidato já domina e aqueles que ainda precisam de revisão.

Outro fator em que fazer provas antigas pode auxiliar é no cálculo do tempo que a pessoa leva para resolver as questões. Ela pode fazer uma simulação total da aplicação do Enem. Para isso é importante ter um local sem distrações, como celular, TV ou conversa com familiares. Fazer uma simulação por semana diminui significativamente a ansiedade e o nervosismo no momento da prova.

Treine bastante a redação

Praticar, praticar, praticar! Só com a prática é possível dominar um assunto ou técnica. No caso da redação não é diferente. No desenvolvimento da redação do Enem é preciso apresentar uma tese na introdução, comprová-la com pelo menos dois argumentos e explicar propostas de intervenção na conclusão. Então, treinar bastante com assuntos diversos permite que o candidato aprenda a técnica e tenha desenvoltura no desenvolvimento do assunto. 

O ideal é fazer, ao menos, uma redação por semana. É bom lembrar que a redação compõe 20% da nota final do Exame e uma nota boa pode auxiliar bastante no resultado final da prova. Outra coisa importante é estar atento aos critérios de avaliação, ao gênero e também à estrutura do texto para dar maior segurança no dia da prova e ter um bom resultado.

Sua saúde mental é essencial

Nesse momento em que se aproxima o dia das provas, tão importante quanto planejar os estudos é reservar momentos para o lazer, para diversão e se reenergizar. Vale lembrar que uma carga alta de estresse e ansiedade pode afetar a saúde e, consequentemente, o desempenho nas provas. Talvez seja o momento de desacelerar um pouco a exaustiva jornada de estudos.

Para manter a saúde física, mental e emocional é importante dormir pelo menos oito horas todos os dias, praticar exercícios físicos regularmente e evitar consumir alimentos gordurosos e de baixo valor nutricional.

Nos dias que antecedem a prova é preciso confiar no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pensar positivo para reduzir a ansiedade, buscar a companhia de pessoas agradáveis e ter uma boa noite de sono. Aulas de ioga e meditação, assim como exercícios respiratórios e concentração, também auxiliam a relaxar e evitar a tensão.

Tome cuidado também com as horas de sono e alimentação

Dormir bem deve ser uma das prioridades do estudante, pois é essencial para garantir e aumentar a produtividade nos estudos.  Uma boa noite de sono faz o cérebro absorver o conteúdo aprendido no dia anterior, além de “descansar” a mente para o dia seguinte. O ideal é ter entre 7 e 8 horas de sono diárias. Entretanto, o sono precisa ser de qualidade e, para isso, alguns cuidados são necessários, como:

  • Não utilizar telas antes de dormir;
  • Evitar bebidas estimulantes e/ou alcoólicas durante a noite;
  • Manter o quarto com temperatura e iluminação agradáveis;
  • Evitar alimentos gordurosos antes de dormir; e
  • Fazer exercícios físicos durante o dia.

A boa alimentação é outro fator importante para manter a saúde física e mental do estudante, pois só uma dieta saudável pode manter o corpo e mente também saudáveis. Suplementos vitamínicos, sob a supervisão e indicação de um médico ou profissional de saúde, também podem ser aliados nesse momento. Apesar de não melhorarem o rendimento dos estudantes, auxiliam a corrigir carências de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo para que tirem o melhor proveito de suas capacidades. Manter-se motivado na reta final de preparação para o Enem é também de grande valia. Se a preocupação ou a ansiedade chegar, pense positivo. Lembre-se que muitos candidatos estão na mesma situação. Relaxe e não desanime, depois de estudar tudo o que está no cronograma de estudo é momento de relaxar, confiar e fazer uma boa prova.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

21/10/2022
Renata Meirelles