Ensino fundamental com período integral ou regular, qual a melhor opção?

Minha criança vai para o ensino fundamental, escolho período integral ou regular? Há alguns anos essa era uma dúvida muito incomum entre os pais, que estavam acostumados a deixarem os filhos meio período na escola e o resto do dia em casa. Hoje, essa é uma questão recorrente entre os responsáveis.

Devido à nossa realidade cada dia mais corrida, o número de crianças que ficam no colégio o dia todo não para de aumentar. O ensino integral atende às necessidades dos pais e entrega uma série de benefícios para os alunos, que ficam na escola da manhã até o finalzinho da tarde.

Na modalidade integral de ensino, as crianças têm a oportunidade de aumentar seu conhecimento por meio de atividades extracurriculares, desenvolver sua autonomia e entender melhor quais suas habilidades, dificuldades, vontades, ou seja, se auto conhecer e estar preparada para os inúmeros desafios do mundo.

Mas, será que toda essa carga de informação e o dia todo na escola não sobrecarregam as crianças? Então, período integral ou regular? Qual a melhor opção?

São essas as dúvidas que vamos esclarecer neste conteúdo. Continue a leitura para entender como funciona o período integral no ensino fundamental e saiba qual a melhor opção para sua criança.

Vamos lá?

Como funciona o período integral no Ensino Fundamental?

Todos nós já estamos acostumados com os 3 períodos escolares: matutino, vespertino e noturno. Quando pensamos em ensino fundamental, logo vem a mente que o tempo de aula será das sete da manhã ao meio dia ou durante toda a tarde.

O ensino fundamental com período integral é a união entre os períodos matutino e vespertino. Durante um período, os alunos têm aulas na sala, como tradicionalmente feito, e aprendem as disciplinas comuns do currículo. Assim, o turno oposto fica totalmente dedicado para as atividades extracurriculares que complementam e potencializem a formação da criança. 

O período integral sobrecarrega o aluno?

Obviamente, é uma carga horária grande, mas precisamos nos lembrar que não podemos comparar nossa resistência física e mental com a das crianças. Perdemos feio para elas nesse quesito.

Apesar de passar manhã e tarde na escola, isso não significa que o aluno vai passar todo esse tempo somente estudando. As atividades são elaboradas pensando nas necessidades da criança e no que é realmente importante para um desenvolvimento intelectual e emocional seguro, não desgastante.

No período integral, as crianças têm tempo reservado para prática de exercícios, alimentação, descanso e lazer, entregando o que é preciso para equilibrar a intensidade das atividades e sempre respeitando as necessidades de cada aluno. 

Essa metodologia é utilizada com o objetivo de desenvolver nas crianças as seguintes habilidades:

Vantagens de optar pelo Período Integral

Agora que você sabe como diferenciar o ensino fundamental com período integral ou regular, vamos te mostrar quais as vantagens da criança passar o dia todo na escola.  

Melhora o rendimento do aluno na escola

No período integral os alunos têm mais liberdade na hora de aprender, com momentos exclusivos para esclarecimento de dúvidas com professores dedicados para cada tema, dando autonomia e, por consequência, responsabilidade para lidar com os estudos.

Apesar de serem muito produtivas para a construção do conhecimento, as tarefas de casa nem sempre são tão efetivas para o aprendizado. Com a liberdade para complementarem o conteúdo aprendido dentro da escola, aumenta-se a probabilidade das crianças realmente absorverem o que estão estudando.

Você já deve ter deixado de perguntar algo durante a aula por vergonha de falar na frente de todos ou por achar que todos já sabiam a resposta, não é mesmo? No período integral seu/sua filho(a) não tem que passar por isso.

Devido à exclusividade para esclarecimento de dúvidas, os alunos mais tímidos ou introspectivos se sentem à vontade para perguntar e entender melhor as matérias, pois têm a possibilidade de tratar esses assuntos diretamente com o professor.

Libera os pais para o trabalho e demais atividades

Atualmente, na maioria dos lares, pai e mãe trabalham, seja fora de casa ou em home office. 

Com a criança matriculada no ensino fundamental em período integral, os pais podem trabalhar com a cabeça livre de preocupações, pois as atividades fora da grade comum de ensino são passadas e orientadas em somente um lugar e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos é contínuo, sobrando poucas coisas relacionadas à escola para os pais auxiliarem.

Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso do seu filho

Dificilmente uma criança ou pré-adolescente, sozinhos, utilizarão o tempo disponível à tarde para estudar. Em vez disso, provavelmente estarão no celular, computador ou videogame, principalmente na ausência dos pais. 

Quando estão na escola em período integral, além de serem constantemente observados, os alunos possuem um aprendizado mais diversificado, com vivências ricas e mais interessantes que as passadas no período único. Ou seja, sem preocupações com o tempo ocioso de seus filhos.

Reduz drasticamente o risco social

Todo mundo sabe que criança ou pré-adolescente solto e com tempo livre, pode estar aprontando alguma coisa. Sem tempo para “bagunça” ou “fazer arte”, eles estão mais seguros e longe de problemas sociais, especialmente pelas atividades em ambiente externo exercidas no período integral que, além de complementarem a formação, são feitas sob acompanhamento dos professores. 

Possibilita a orientação de professores nos estudos e realização de tarefas

Os pequenos sabem da necessidade e obrigação de estudar e realizar as tarefas, porém não sabem se organizar adequadamente ou se perdem durante a realização por qualquer distração, ainda mais quando têm acesso ilimitado à internet, videogame ou celular por perto.

No ensino fundamental em período integral, os alunos têm total apoio de professores para se orientarem e organizarem melhor seu tempo e estudos.

Afinal, qual a melhor opção? Ensino fundamental com período integral ou regular?

Agora você sabe como acontece o desenvolvimento e aprendizado dos alunos do fundamental que passam o dia todo na escola. Mesmo assim, é bem provável que a dúvida persista: período integral ou regular, qual a melhor opção?

Como você pode ver ao longo deste conteúdo, o ensino integral entrega uma série de vantagens para os alunos e seus pais. As crianças aprendem mais e melhor. Já os pais, têm mais tempo à disposição e a segurança de ter seus filhos protegidos e se desenvolvendo em muito mais aspectos do que quando estudam só meio período.

É claro que cada criança é única e tem suas características singulares. Por isso, é importante fazer um teste de pelo menos um ano para saber como ela reage passando o tempo todo fora de casa. Independente de ser período integral ou regular, a melhor opção é a que se encaixa com a realidade do seu filho e as necessidades da sua família.

Os benefícios do período integral são muitos e o ensino fundamental com a criança o dia todo na escola é muito mais completo, deixando a opção de meio período somente vantajosa quando há incompatibilidade do aluno ou impossibilidade de ingressar no integral.

Pronto! Ainda tem dúvidas sobre escolher período integral ou regular para seu/sua filho(a)? Continue navegando no blog e aprenda muito mais sobre educação dos jovens e crianças.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

23/11/2021
Elisabete Alhadas