Utilização do Google for Education para aplicação do Ensino Híbrido

O ano de 2020 promoveu uma mudança radical para muitos setores da sociedade, com destaque especial à educação. Por causa da pandemia do novo coronavírus, escolas foram fechadas em todo o mundo a fim de evitar a sua disseminação.

Entretanto, isso não significou que os alunos ficaram sem aulas e os professores deixaram de trabalhar. Muito pelo contrário! O trabalho foi redobrado: para adequar-se à realidade do distanciamento social, foi preciso aprender a utilizar uma ferramenta que, até então, era, na maioria das vezes, mera coadjuvante: a tecnologia.

As salas de aula deixaram de ser sinônimo de espaço físico para serem virtualmente construídas com a ajuda da internet. Assim, enquanto os professores ministravam as aulas de suas casas, os alunos assistiam a elas dentro de casa também.

Todavia, os colégios mais preocupados com o aprendizado dos alunos (e cujas realidades permitiram) não se limitaram às tradicionais chamadas de vídeo e investiram em plataformas voltadas a oferecer outros recursos tecnológicos que pudessem tornar a relação de ensino e aprendizagem ainda mais dinâmica.

Mais recentemente, com a implementação do ensino híbrido pelas escolas, em que são mescladas as modalidades presencial e online, as ferramentas tecnológicas continuam desempenhando papel crucial para tentar equilibrar, na medida do possível, o nível do ensino para aqueles que vão para a escola e os que devem continuar em casa. É claro que nós gostaríamos de já estarmos todos juntinhos novamente, mas, enquanto isso ainda não for seguro, cabe a nós adotarmos as melhores soluções para o cenário atual.

Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre uma ferramenta que tem auxiliado consideravelmente alunos e professores durante o ensino remoto e, mesmo depois desse período, promete ficar: o Google For Education. Gostaria de saber mais sobre esse recurso da gigante californiana e os seus impactos no ensino híbrido? Acompanhe os próximos tópicos!

O que é o Google For Education?

O Google For Education é uma solução oferecida pelo Google focada na educação. Trata-se, na verdade, de um conjunto de soluções – um pacote com diversas ferramentas da empresa – para aprendizagem, colaboração e comunicação entre docentes e discentes. 

Essa plataforma educacional colaborativa permite que escolas, professores e alunos a acessem a qualquer hora e de qualquer lugar – basta estar conectado à internet. Ela pode ser utilizada por estudantes de todos os níveis, desde as séries iniciais até a pós-graduação, e faz sucesso com todos esses públicos. Mas são as crianças que as ferramentas do Google For Education mais encantam assim que são apresentadas, porque são várias as oportunidades de estimular a criatividade e tornar as aulas mais interativas.

Os alunos conseguem se organizar melhor e aproveitam o seu tempo efetivamente aprendendo, enquanto os professores podem acompanhar os estudantes de maneira personalizada e mais robusta.

O ponto-chave dessa solução é a colaboração na realização das tarefas. Foi-se o tempo em que a edição de um documento acontecia em um computador por vez, com toda aquela história de salvar o documento após editá-lo, enviar por e-mail para um colega, receber novamente… As ferramentas que compõem o Google For Education permitem um trabalho colaborativo em tempo real. É possível que vários alunos produzam textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens ao mesmo tempo e na mesma página, mesmo estando em espaços físicos distintos. ‍

Recursos disponíveis no Google For Education

Entre os recursos disponíveis no Google For Education, destacam-se os seguintes:

  • Aqueles que permitem a criação e a edição de documentos, planilhas, slides, formulários, sites e até mesmo quadros interativos de forma colaborativa em tempo real, sendo eles o Documentos Google, Planilhas Google, Apresentações Google, Formulários Google, Google Sites e Google Jamboard, respectivamente;
  • As ferramentas para videochamadas, chats e e-mails, como o Google Meets, Chat e Gmail, respectivamente;
  • Um espaço destinado a simular uma sala de aula para a interação direta com os alunos referente a instruções para exercícios, provas e trabalhos no Google Sala de Aula;
  • Diversos recursos para professores de diferentes áreas para inspirar a criatividade, incentivar o aprendizado com experiências práticas e promover o letramento digital dos estudantes. 🧮

Quais são as vantagens de utilizar o Google for Education?

Você já deve ter pensado em um monte de atividades – tradicionais e inovadoras – que o Google For Education permite executar online, não é mesmo? Vamos elencar 5 principais vantagens tanto para professores quanto para alunos ao utilizarem a plataforma.

1 – Acesso em qualquer lugar e a qualquer hora

Uma das grandes vantagens de utilizar o Google For Education é o acesso aos materiais produzidos pelos alunos e pelos professores – contanto que eles disponibilizem – em qualquer lugar e a qualquer hora. Todo o conteúdo fica salvo na nuvem, ou seja, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, independentemente do lugar, a qualquer hora. Basta estar conectado à internet para conferir livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas.

2 – Armazenamento na nuvem

Se você foi estudante no período do fim dos anos 90 até o fim da primeira década dos anos 2000, já deve ter se frustrado com algum arquivo corrompido, vírus, disquete, pendrive ou qualquer outra forma de armazenar os seus trabalhos que pode ter sido danificada. Além disso, era comum faltar espaço para salvar muitas mídias, o que fazia com que cada kilobyte fosse contado. Hoje, com o advento do armazenamento na nuvem, isso é passado. Ao permitir o armazenamento dos arquivos de forma automática na nuvem, o Google for Education torna muito mais simples e seguro o acesso aos trabalhos em andamento e finalizados, além de apresentar planos (tanto gratuitos quanto pagos) com capacidade generosa de armazenamento, com possibilidade de acesso de qualquer lugar. ️

3 – Maior interação

O acesso à internet permite comunicação instantânea entre pessoas que estejam em lugares diferentes, por mais distantes que eles sejam. O Google For Education concentra essa incrível possibilidade em ferramentas que facultam a interação entre professores e alunos em tempo real durante a realização de tarefas e o desenvolvimento de atividades escolares colaborativamente, como trabalhos em grupo, por exemplo, os quais podem ser alterados e editados por vários alunos ao mesmo tempo, cada um em um lugar.

4 – Devolutivas mais rápidas e ágeis

As devolutivas dos professores para as atividades avaliativas realizadas pelos alunos também se incluem nas vantagens de utilizar o Google For Education, pois o envio das tarefas é organizado e exibido de forma facilitada para o professor, que conta com uma página para visualizar os arquivos postados, atribuir notas e deixar comentários ou feedbacks. Esses feedbacks, por sua vez, são notificados aos alunos assim que são dados pelos professores, o que torna o processo mais rápido e ágil.

5 – Garantia de privacidade e segurança

O cuidado com a proteção dos dados pessoais tem se tornado cada vez maior numa sociedade que utiliza a tecnologia com fins que vão desde o lazer até os estudos e o trabalho. Por isso, é importante que as escolas tomem conhecimento da política de privacidade de cada plataforma que decidirem adotar. O Google For Education se compromete a proteger os seus dados e não compartilhá-los com terceiros, além de não exibir anúncios em suas principais ferramentas voltadas para a educação, conforme política interna.

A importância da Tecnologia para viabilizar o Ensino Híbrido no Colégio Geração

Você sabia? O Colégio Geração é, orgulhosamente, parceiro e usuário do Google For Education! A utilização da plataforma pelos nossos professores e alunos é uma excelente aliada do Ensino Híbrido, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interativo e colaborativo. Com uma interface amigável e diversos recursos à disposição, o Google For Education torna mais fácil a adesão massiva à tecnologia por parte da comunidade escolar. Legal, né? Os estudantes adoram! ️

E aí, gostou do nosso post sobre o Google For Education e a sua aplicação no ensino híbrido? Comente abaixo e compartilhe com os colegas!

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

06/03/2021
Fernando Barcellos