Confira algumas dicas e métodos para ensinar uma criança a ler e despertar o gosto pela leitura!
As crianças têm um modo muito especial de aprender. Uma linguagem mais lúdica, que estimula a curiosidade e a criatividade, são preponderantes para que elas se interessem pela leitura. Ensinar uma criança a ler é uma tarefa que exige da pessoa adulta adentrar o mundo fantástico e divertido das brincadeiras.
Jean Piaget, renomado teórico que estudou a aprendizagem infantil, alerta para o fato de que o desenvolvimento da criança acontece pelo lúdico. Para ele, uma criança precisa brincar para crescer. Desse modo, pensar no processo de alfabetização infantil, é também construir estratégias para torná-lo agradável.
Além disso, pode ser uma forma de alimentar na criança o interesse pela leitura como uma prática prazerosa. Incentivar a criança a ler, de forma livre e divertida, pode ser importante para que ela assimile e mantenha esse hábito ao longo da vida.
Iniciar processo de alfabetização é um passo importante para o desenvolvimento das crianças. A leitura favorece as interações sociais e possibilita novas compreensões sobre o seu entorno. Estimula as habilidades cognitivas, auxilia na concentração e na interpretação de novas ideias.
Nenhuma regra está estabelecida no sentido de definir o melhor momento para ensinar uma criança a ler. O ponto central é que ela possa ser estimulada livremente, no seu próprio tempo, de modo que o desafio seja divertido.
Conteúdo deste Post
Ensinar uma criança a ler: quando começar?
Respeitar as especificidades de cada criança e perceber seus avanços e limites é o primeiro passo para quem quer ensinar uma criança a ler. No entanto, uma forma de iniciar os pequenos e as pequenas no mundo da leitura é a contação de histórias.
Ler para as crianças é uma maneira de inseri-las em novos mundos, com personagens variados e onde a criança vai aprendendo a prestar atenção em novas palavras e ideias. Nesse processo, é comum que ela passe a se interessar por conhecer, sem intermediações, o que dizem as palavras.
A leitura e a contação de histórias é o primeiro passo para despertar o desejo na criança em aprender a ler. Adentrar novos mundos imaginários, perceber como as palavras formam sentido e dar nome às coisas, pode incentivar a criança no processo de aprendizagem.
A melhor idade para ensinar uma criança a ler não é definitiva entre especialistas. Isso pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, dependendo do ritmo da criança e dos estímulos que ela recebe. Podemos afirmar que é nos primeiros seis anos de vida das crianças que as funções cerebrais estão se estruturando.
Essa é uma fase em que elas absorvem mais informações. Por isso, é um bom momento para que a linguagem seja estimulada e o início do letramento seja desencadeado. O mais importante é que pais e mães tenham atenção em não sobrecarregar a criança nesse processo que deve ser prazeroso e respeitar o seu tempo de aprendizado.
Vale destacar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que as crianças devem ser alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, em 2012, o governo brasileiro lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa alfabetizar as crianças de até oito anos que vivem no território brasileiro.
O processo escolar formal não impede que a criança possa iniciar seu processo de letramento e alfabetização mais cedo ou em casa. De forma lúdica e criativa, a família pode criar estratégias que despertem interesse nas crianças pelas letras e pelos livros.
Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler
É isso mesmo. Tudo pode e deve começar com muita brincadeira! Tenha em mente que ensinar uma criança a ler é um processo que exige paciência e criatividade. Você pode estabelecer momentos específicos para essas atividades, mesclados com o interesse espontâneo da criança em aprender.
É importante sempre ter disposição para conversar e explicar. Mas, também faz parte deixá-la à vontade para demonstrar seus interesses ou tirar as dúvidas sobre aquilo que ainda não conseguiu compreender.
Há muitos jogos e brincadeiras disponíveis para iniciar as crianças na leitura. Também é importante estabelecer alguma rotina para que a criança consiga ir se desenvolvendo e percebendo seus avanços.
Confira algumas alternativas para auxiliar você a ensinar uma criança a ler:
A Importância da contação de histórias
Conte histórias para os pequenos e pequenas. Ler para seu filho ou sua filha é bastante importante para despertar o hábito da leitura, como já falamos anteriormente. Livros infantis são peças fundamentais que podem ajudar a criança a se identificar com personagens e se interessar por novas informações proporcionadas pela leitura.
Tenha livros espalhados pela casa ou em locais de fácil acesso à criança. Crie hábitos de contação de histórias no cotidiano familiar. Além disso, incentive a criança a manusear os livros, reconhecer as imagens e identificar letras e sílabas.
Apresente o alfabeto
Apresente o alfabeto e trabalhe com a criança a sonoridade das letras. Mostre os conjuntos de vogais e consoantes, explicando de forma lógica os fonemas e as sílabas. Busque palavras do cotidiano da criança e estimule-a a escolher as palavras que gostaria de conhecer.
Para isso, você pode utilizar jogos educativos que apresentem as letras e proporcionem a formação de palavras. Também procure proporcionar à criança um mergulho na sonoridade das letras e das sílabas. Faça um movimento conjunto para apresentar a grafia e o som das letras, das sílabas e das palavras.
Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas
Brinque de forma variada com letras, sílabas e rimas. Desdobrando a sugestão anterior, você pode complementar o entendimento do alfabeto mostrando como se formam as palavras e como elas podem ser empregadas de forma criativa e com sonoridade.
Faça rimas e traga musicalidade para esse momento. Pais e mães podem estimular os filhos criando músicas. Essa é uma forma de construir uma consciência fonológica, além de garantir um aprendizado divertido e criativo. Foque em demonstrar como as sílabas e as palavras se formam e aumente o grau de dificuldade aos poucos.
Introduza novas palavras simples
Introduza palavras que estejam no dia a dia da criança, mas também busque palavras novas e simples que possam enriquecer o aprendizado. Ensine a criança a reconhecer a grafia do próprio nome e perceber a sonoridade.
Faça o mesmo com os nomes do pai, da mãe ou de outras pessoas que sejam do círculo afetivo dela. Uma forma de reconhecer a grafia e a sonoridade de novas palavras é por meio de ferramentas lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória e palavras cruzadas.
Aproveite o momento para se divertir em família e fortalecer os laços de confiança com seu pequeno ou pequena.
E a dica mais importante: leia junto com a criança. Demonstrar interesse pela leitura é a melhor forma de ensinar uma criança a ler. Incentive o hábito, participe desse momento tão importante na vida da sua criança.
Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano
O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.
✅ Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →