Como ensinar uma criança a ler: dicas, métodos e brincadeiras

Confira algumas dicas e métodos para ensinar uma criança a ler e despertar o gosto pela leitura!

As crianças têm um modo muito especial de aprender. Uma linguagem mais lúdica, que estimula a curiosidade e a criatividade, são preponderantes para que elas se interessem pela leitura. Ensinar uma criança a ler é uma tarefa que exige da pessoa adulta adentrar o mundo fantástico e divertido das brincadeiras.

Jean Piaget, renomado teórico que estudou a aprendizagem infantil, alerta para o fato de que o desenvolvimento da criança acontece pelo lúdico. Para ele, uma criança precisa brincar para crescer. Desse modo, pensar no processo de alfabetização infantil, é também construir estratégias para torná-lo agradável. 

Além disso, pode ser uma forma de alimentar na criança o interesse pela leitura como uma prática prazerosa. Incentivar a criança a ler, de forma livre e divertida, pode ser importante para que ela assimile e mantenha esse hábito ao longo da vida.

Iniciar processo de alfabetização é um passo importante para o desenvolvimento das crianças. A leitura favorece as interações sociais e possibilita novas compreensões sobre o seu entorno. Estimula as habilidades cognitivas, auxilia na concentração e na interpretação de novas ideias.

Nenhuma regra está estabelecida no sentido de definir o melhor momento para ensinar uma criança a ler. O ponto central é que ela possa ser estimulada livremente, no seu próprio tempo, de modo que o desafio seja divertido.

Ensinar uma criança a ler: quando começar?

Respeitar as especificidades de cada criança e perceber seus avanços e limites é o primeiro passo para quem quer ensinar uma criança a ler. No entanto, uma forma de iniciar os pequenos e as pequenas no mundo da leitura é a contação de histórias.

Ler para as crianças é uma maneira de inseri-las em novos mundos, com personagens variados e onde a criança vai aprendendo a prestar atenção em novas palavras e ideias. Nesse processo, é comum que ela passe a se interessar por conhecer, sem intermediações, o que dizem as palavras.

A leitura e a contação de histórias é o primeiro passo para despertar o desejo na criança em aprender a ler. Adentrar novos mundos imaginários, perceber como as palavras formam sentido e dar nome às coisas, pode incentivar a criança no processo de aprendizagem.

A melhor idade para ensinar uma criança a ler não é definitiva entre especialistas. Isso pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, dependendo do ritmo da criança e dos estímulos que ela recebe. Podemos afirmar que é nos primeiros seis anos de vida das crianças que as funções cerebrais estão se estruturando. 

Essa é uma fase em que elas absorvem mais informações. Por isso, é um bom momento para que a linguagem seja estimulada e o início do letramento seja desencadeado. O mais importante é que pais e mães tenham atenção em não sobrecarregar a criança nesse processo que deve ser prazeroso e respeitar o seu tempo de aprendizado.

Vale destacar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que as crianças devem ser alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, em 2012, o governo brasileiro lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa alfabetizar as crianças de até oito anos que vivem no território brasileiro.

O processo escolar formal não impede que a criança possa iniciar seu processo de letramento e alfabetização mais cedo ou em casa. De forma lúdica e criativa, a família pode criar estratégias que despertem interesse nas crianças pelas letras e pelos livros.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

É isso mesmo. Tudo pode e deve começar com muita brincadeira! Tenha em mente que ensinar uma criança a ler é um processo que exige paciência e criatividade. Você pode estabelecer momentos específicos para essas atividades, mesclados com o interesse espontâneo da criança em aprender.

É importante sempre ter disposição para conversar e explicar. Mas, também faz parte deixá-la à vontade para demonstrar seus interesses ou tirar as dúvidas sobre aquilo que ainda não conseguiu compreender.

Há muitos jogos e brincadeiras disponíveis para iniciar as crianças na leitura. Também é importante estabelecer alguma rotina para que a criança consiga ir se desenvolvendo e percebendo seus avanços.

Confira algumas alternativas para auxiliar você a ensinar uma criança a ler:

A Importância da contação de histórias

Conte histórias para os pequenos e pequenas. Ler para seu filho ou sua filha é bastante importante para despertar o hábito da leitura, como já falamos anteriormente. Livros infantis são peças fundamentais que podem ajudar a criança a se identificar com personagens e se interessar por novas informações proporcionadas pela leitura.

Tenha livros espalhados pela casa ou em locais de fácil acesso à criança. Crie hábitos de contação de histórias no cotidiano familiar. Além disso, incentive a criança a manusear os livros, reconhecer as imagens e identificar letras e sílabas.

Apresente o alfabeto

Apresente o alfabeto e trabalhe com a criança a sonoridade das letras. Mostre os conjuntos de vogais e consoantes, explicando de forma lógica os fonemas e as sílabas. Busque palavras do cotidiano da criança e estimule-a a escolher as palavras que gostaria de conhecer.

Para isso, você pode utilizar jogos educativos que apresentem as letras e proporcionem a formação de palavras. Também procure proporcionar à criança um mergulho na sonoridade das letras e das sílabas. Faça um movimento conjunto para apresentar a grafia e o som das letras, das sílabas e das palavras.

Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas

Brinque de forma variada com letras, sílabas e rimas. Desdobrando a sugestão anterior, você pode complementar o entendimento do alfabeto mostrando como se formam as palavras e como elas podem ser empregadas de forma criativa e com sonoridade. 

Faça rimas e traga musicalidade para esse momento. Pais e mães podem estimular os filhos criando músicas. Essa é uma forma de construir uma consciência fonológica, além de garantir um aprendizado divertido e criativo. Foque em demonstrar como as sílabas e as palavras se formam e aumente o grau de dificuldade aos poucos. 

Introduza novas palavras simples

Introduza palavras que estejam no dia a dia da criança, mas também busque palavras novas e simples que possam enriquecer o aprendizado. Ensine a criança a reconhecer a grafia do próprio nome e perceber a sonoridade.

Faça o mesmo com os nomes do pai, da mãe ou de outras pessoas que sejam do círculo afetivo dela. Uma forma de reconhecer a grafia e a sonoridade de novas palavras é por meio de ferramentas lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória e palavras cruzadas. 

Aproveite o momento para se divertir em família e fortalecer os laços de confiança com seu pequeno ou pequena.

E a dica mais importante: leia junto com a criança. Demonstrar interesse pela leitura é a melhor forma de ensinar uma criança a ler. Incentive o hábito, participe desse momento tão importante na vida da sua criança.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

03/02/2023
Kélen Oliveira