Aulas de Inglês na Educação Infantil: benefícios de aprender o idioma nesta fase

Veja como o inglês na educação infantil pode trazer benefícios e estimular o aprendizado das crianças em outras áreas do conhecimento.

Como sabemos, aprender inglês é um critério bastante importante para quem pretende investir no futuro profissional. Afinal, essa é uma língua falada universalmente, e quem possui boa desenvoltura encontra muito mais oportunidades. Mas e o inglês na educação infantil? Por que ele é importante?

Existem muitos motivos para estimular as crianças a aprender outra língua. Sobretudo porque as aulas de inglês já na infância podem ser uma excelente maneira de ajudar os pequenos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e também habilidades sociais. 

Nessa fase, as crianças estão mais aptas a receber novas informações e, por isso, os estímulos linguísticos são muito bem aplicados. Geralmente, aqueles que iniciam os estudos de uma nova língua desde cedo se tornam mais habilidosos em outras áreas e também alcançam a fluência mais rapidamente.

No entanto, é importante saber que o ensino de línguas para crianças deve ser feito de forma lúdica, divertida, com abordagens diferentes das que são empregadas com adolescentes e adultos. Por isso, é fundamental que os pais participem desse processo e incentivem o inglês na educação infantil.

Neste artigo vamos trazer alguns benefícios que aprender o idioma na infância pode trazer para os pequenos e por que a família deve ser uma incentivadora do inglês na educação infantil. Confira!

Por que investir em aulas de inglês na Educação Infantil?

Existem muitos motivos para que os pais — e principalmente as escolas e educadores —  invistam nos estudos de inglês para crianças. Podemos começar falando sobre o mundo globalizado em que vivemos. Pode parecer óbvio e clichê, mas as fronteiras da globalização, que há 20 anos eram bem mais demarcadas, hoje já praticamente não existem.

Nossa língua materna, o português, já absorveu inúmeras expressões estrangeiras, especialmente da língua inglesa, e isso nos deixa cada vez mais próximos de uma outra linguagem. Para as crianças, que já nascem envoltas em tecnologia, nada mais natural do que absorver conhecimentos de inglês na educação infantil.

Em outras palavras, podemos nos questionar: se aprender inglês já se tornou mais do que necessário —  praticamente obrigatório —  por que fazer isso somente na adolescência ou na fase adulta? 

Portanto, dar aos pequenos a oportunidade de aprender uma nova língua desde muito cedo traz inúmeros benefícios e vantagens, tanto do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, quanto da ideia de investimento num futuro profissional mais promissor.

Desse modo, vale listar alguns motivos para investir nas aulas de inglês na educação infantil, que veremos com mais detalhes a seguir:

  • desenvolvimento precoce de habilidades de comunicação;
  • ampliação das oportunidades acadêmicas e profissionais;
  • melhoria na capacidade de aprendizagem;
  • aumento da compreensão cultural; e
  • preparação para o mundo globalizado.

Benefícios das aulas de inglês na Educação Infantil

Como mencionamos anteriormente, aprender inglês na educação infantil faz com que os alunos percebam, desde cedo, que é possível  compreender uma outra língua além de seu idioma nativo, oferecendo a base para se tornarem fluentes mais tarde. 

Desse modo, as crianças que aprendem inglês desde cedo tendem a se desenvolver melhor em diversas áreas. E como o inglês é uma língua universal, aprender desde cedo pode ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais das crianças no futuro. 

Nesse sentido, o ensino de inglês na educação infantil pode ter muitos benefícios. Vejamos alguns deles:

Capacidade de aprendizado das crianças

Aprender inglês desde cedo pode ajudar as crianças a aprender outros idiomas mais facilmente e melhorar suas habilidades de aprendizagem em geral. Isso porque há um desenvolvimento de habilidades linguísticas, como compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita, e vocabulário, que podem ser transferidas para outros idiomas e áreas de estudo.

Ou seja, quando a criança tem a oportunidade de se desafiar aprendendo um idioma, ela também se sente capaz de ir além em outros processos de aprendizado, uma vez que se torna mais segura de sua própria capacidade.

Desenvolvimento Cognitivo

A estimulação do cérebro que uma nova língua proporciona pode ajudar os pequenos a desenvolver habilidades cognitivas, como concentração, memória, pensamento crítico, raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

Por isso, aprender inglês na educação infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo, de modo que a atividade cerebral nessa fase está mais apta para os desafios e os estímulos de situações novas.

Melhoria da autoestima da criança

Quando a criança é estimulada a aprender algo novo, nesse caso uma nova língua, ela passa a desenvolver sua autoestima, pois sente que pode vencer desafios e de destacar diante dos seus feitos. 

Nesse sentido, um dos benefícios do inglês na educação infantil é dar aos pequenos a oportunidade de se desafiarem e perceberem sua capacidade de ir além do “básico”, aprendendo coisas novas e se desenvolvendo intelectualmente.

Aprendizado sobre a cultura de outros países

As aulas de idiomas, neste caso o inglês, não servem apenas para que a criança aprenda a falar outra língua. Mas também é uma oportunidade de aprender outras culturas e entender melhor como funciona a sociedade num outro país. Ou seja, aprender inglês na educação infantil abre as portas de um outro mundo, com outras vivências e conhecimentos, que são fundamentais para as crianças.

Afinal, entender que existem formas de se relacionar, trabalhar e se expressar que são diferentes das nossas torna a pessoa mais aberta para novas experiências e mais compreensiva com questões de diversidade social e cultural. 

Facilidade para adquirir fluência na vida adulta

Ao serem expostos ao aprendizado do inglês desde cedo, os pequenos terão mais tempo para desenvolver essa nova língua, passando por cada etapa e nível de estudo com maior consistência. Isso significa que, ao chegar na fase adulta, se tiverem continuado os estudos, já estarão fluentes na escrita, na compreensão e na fala. 

Se pensarmos que na infância a criança ainda está aprendendo sua própria língua, e se, ao mesmo tempo ela aprende uma segunda língua, fica fácil entender que, ao longo da vida, ela terá desenvolvido duas línguas com a mesma habilidade, grau de conhecimento e desenvoltura.

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

22/12/2022
Kélen Oliveira