Escola de Educação Infantil: desenvolvimento e aprendizado da criança

Atualmente a escola de educação infantil vai muito além da “creche”, como um lugar onde as crianças ficam para serem cuidadas, alimentadas e para brincar enquanto os pais estão no trabalho. O valor da educação infantil está justamente em potencializar o desenvolvimento da criança e acelerar seu aprendizado, sem deixar de ser um ambiente de cuidado e proteção.

Neste artigo falaremos sobre a importância de colocar os pequenos em contato com um ambiente escolar desenvolvido especialmente para eles. Acompanhe!

O que é educação infantil?

Podemos definir a educação infantil como a primeira etapa da educação básica dentro do âmbito escolar. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta fase compreende o ensino de crianças de zero a cinco anos de idade, e é considerada o primeiro contato com o universo escolar, de maneira mais formal.

Como não é obrigatória, a educação infantil acaba sendo uma fase de adaptação gradual das crianças com a escola, lugar onde terão mais regras e obrigações. Por isso, uma escola de educação infantil é um ambiente tanto didático quanto lúdico, que integra aprendizagem e brincadeiras e estimula habilidades sociais, físicas, cognitivas e também afetivas.

No entanto, uma escola de educação infantil não está centrada apenas na didática, uma vez que o aprendizado está interligado às vivências familiares ou qualquer ambiente fora do contexto escolar, como parte de uma rede de formação socioeducativa.

Qual o papel da educação infantil no desenvolvimento e aprendizado da criança?

Até algum tempo atrás, a educação infantil se concentrava em creches para bebês e crianças menores, e pré-escolas, geralmente para crianças a partir dos 4 ou 5 anos. O objetivo principal era ser um local onde os pais pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam.

Desse modo, não havia um plano pedagógico, uma vez que as diretrizes escolares consideravam desnecessário esse tipo de abordagem para crianças muito pequenas. Mas ao passo que novas pesquisas na área da educação foram sendo realizadas, a primeira infância foi descoberta como uma fase muito mais importante do que era considerada até então, no sentido de formação da identidade e desenvolvimento físico e psicológico.

Assim, logo foram estabelecidas as diretrizes educacionais e formuladas atividades pedagógicas para a educação infantil, para que se pudesse proporcionar às crianças um desenvolvimento integral e humanizado das suas habilidades.

E sabendo que esse desenvolvimento também não é linear e que não pode ser presumido, é fundamental que cada criança tenha uma importância central, como sujeito de si mesma. Isso significa, portanto, que todo o trabalho realizado na escola de educação infantil precisa levar em consideração as subjetividades e especificidades para suas abordagens.

Desse modo, o processo educativo das crianças nessa primeira fase será baseado em dimensões culturais, sociais e individuais, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento tanto de forma coletiva quanto singular. 

O que é ensinado em uma escola de educação infantil?

Considerando os diversos aspectos citados acima, a base curricular de uma escola de educação infantil deve abranger diferentes esferas – física, intelectual, criativa e psicológica -, articulando todas elas de forma lúdica, para que os pequenos se envolvam nas atividades com mais prazer.

Ao trabalhar um processo interacionista, a criança descobrirá uma série de novidades e passará a ver o mundo a partir de uma perspectiva mais própria, sem deixar de considerar o grupo em que está inserida.

São muitas as áreas trabalhadas na educação infantil:

Educação para o mundo

A escola de educação infantil proporciona mais oportunidades de contato da criança com o mundo e suas diferentes culturas, e também mostra como certas coisas funcionam fora do ambiente familiar.

Desenvolvimento da linguagem

O desenvolvimento da linguagem da criança é de extrema importância e a escola de educação infantil é uma grande aliada nesse processo. Isso porque, no período escolar são trabalhadas as habilidades de leitura e é onde se dá início ao letramento.

Porém nada disso é feito com métodos tradicionais, já que estamos falando de crianças de pouca idade. Cada atividade precisa ser feita de forma lúdica, com contação de histórias, rodas de leitura, jogos e brincadeiras que envolvem o desenho de letras e a formação de palavras.

Convivência com outras crianças

Linguagem e comunicação podem ser encarados como sinônimos, de modo que são interdependentes. Assim, o ambiente escolar na educação infantil estimula a comunicação através do convívio com outras crianças. 

Além disso, aprender a convivência com crianças da mesma faixa etária estimula a criação de vínculos afetivos e as amizades, que sabemos ser essenciais ao longo da vida. 

Com esse contato, os pequenos criam noção de regras sociais, de espaço coletivo e de respeito com o próximo. É a partir daí que se começa a formar futuros cidadãos.

Desenvolvimento da autonomia

A habilidade da comunicação também é potencializada na educação infantil, fazendo que a criança desenvolva suas formas de expressão e de identificação dos sentimentos ao lidar com outras crianças e situações diferentes daquelas vividas em casa.

Essas questões trazem um senso de individualidade, que é quando a criança se percebe separada dos pais e diante da necessidade de se expressar de maneira correta para conseguir o que quer. 

Expressão artística

É na primeira infância que as crianças começam a desenvolver sua expressão corporal, além de aprender a apreciar a arte. E claro, o desenvolvimento social, motor e psicológico das crianças, além da expressão artística, tão trabalhados na Educação infantil colaboram significativamente para o desenvolvimento das crianças.

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Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

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22/02/2022
Kélen Oliveira