O que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e como eles vão funcionar?

Homologado em 2018 e implementado a partir do primeiro semestre letivo de 2022, o Novo Ensino Médio traz uma mudança profunda na estrutura do sistema educacional. Com foco no protagonismo do estudante, o novo modelo de ensino estabelece reestruturações expressivas que abrangem também todas as áreas das escolas. O objetivo é atualizar as antigas diretrizes e melhorar a qualidade de ensino no Brasil. Essa mudança inclui diversos pontos importantes que, quando implementados e bem trabalhados nas instituições, poderão transformar o futuro da educação, permitindo aos estudantes uma educação mais abrangente e um futuro mais promissor.

A implementação do Novo Ensino Médio traz benefícios tanto para alunos como para os professores. É importante destacar que o novo sistema possibilita maior disponibilidade de tempo para os estudantes aprofundarem em conhecimentos específicos, que vão agregar e são importantes para o futuro profissional que cada um escolher.

O Novo Ensino Médio contribui ainda com o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que as escolas deverão priorizar atividades que promovam cooperação, resolução de problemas, desenvolvimento de ideias, entendimento de novas tecnologias, pensamento crítico, compreensão e respeito. Apesar de serem premissas importantes na formação de qualquer cidadão e profissional, não são de aplicação obrigatória no modelo antigo de ensino.

O novo modelo vale tanto para escolas públicas como privadas.

Entre os benefícios oferecidos aos estudantes estão:

  • Flexibilidade curricular;
  • Reflexão para o futuro;
  • Mais autonomia;
  • Conhecimento aprofundado; e
  • Exercício da cidadania,

O que é o Novo Ensino Médio e por que ele foi criado?

O Novo Ensino Médio é resultado da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que direciona as principais competências a serem trabalhadas pelas escolas e orienta a construção dos currículos da Educação Geral Básica. Com a implantação do novo modelo de aprendizagem, os estudantes têm acesso, além da formação básica, a disciplinas que aprofundam o conhecimento em uma área específica, por meio dos Itinerários Formativos.

O objetivo da mudança, de acordo com o Ministério da Educação, é garantir uma educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em sociedade.

A proposta do Novo Ensino Médio foi aprovada por meio da Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  E, de acordo com seu artigo 35-A, parágrafo 7º, “os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

Além da flexibilidade curricular, há a obrigatoriedade de que as escolas disponibilizem a todos os alunos o Itinerário Formativo denominado Projeto de Vida ao longo de sua jornada escolar do Ensino Médio. A finalidade dessa mudança educacional e pedagógica para o Novo Ensino Médio é proporcionar mais autonomia aos alunos, transformando-os em protagonistas de sua educação.

Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio são conjuntos de disciplinas, que aprofundam as competências nas áreas de conhecimento de seu interesse, aptidão ou objetivo.

A instituição de ensino escolhe as opções dos Itinerários Formativos  e disponibiliza aos alunos, alguns podem ser de escolha dos estudantes.

A carga horária do Novo Ensino Médio deve somar 1.800 horas para a formação básica e o restante deve ser direcionado aos Itinerários Formativos, respeitando o mínimo de 1.200 horas.

Ao final dos três anos de Ensino Médio, o aluno terá direito a certificado, emitido pela instituição de ensino, de conclusão dos Itinerários Formativos.

Quais são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

Como já foi dito, as escolas têm autonomia para estabelecer quais Itinerários Formativos serão oferecidos e ainda como serão estruturados. Isto porque tanto a criação da proposta, como a aplicação, deve considerar as particularidades e as restrições de cada instituição. Nesse processo é levado em conta orçamento, recursos humanos e disponibilidade de materiais, além das necessidades da comunidade escolar.

Com a implantação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, as instituições de ensino poderão proporcionar aos estudantes a aprendizagem de habilidades e conhecimentos que contribuem efetivamente para o desenvolvimento de seus projetos de vida, de forma a assumirem a autonomia na vida cidadã e profissional.

De acordo com a BNCC, os Itinerários Formativos estão divididos em quatro campos do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias – com disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglesa.
  • Matemática e suas Tecnologias – aborda a disciplina de matemática.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – com disciplinas de Biologia, Física e Química.
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – com disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Todas as quatro áreas podem se desdobrar em diversas opções de especialização.

Eixos estruturantes

Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio são formulados pelas escolas, que devem considerar quatro Eixos Estruturantes definidos pela BNCC. Cada itinerário deve englobar ao menos um deles, que são:

1) Investigação científica: utiliza a ciência como base para a investigação da realidade e a interpretação de ideias, traz o conhecimento de práticas científicas e a habilidade de pensar com base metodológica para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

2) Processos criativos: estimula os conhecimentos nos campos da arte, cultura, mídia e fazer criativo, o que contribui para a construção de experimentos e soluções inovadoras para a vida social. 

3) Mediação e intervenção sociocultural: explora as questões relacionadas à vida humana e ao planeta, centrado na atuação socioambiental e cultural com o objetivo de mediar conflitos e solucionar problemas da comunidade. 

4) Empreendedorismo: concentra-se no conhecimento do ambiente e no contexto de trabalho, estimula iniciativas empreendedoras, desenvolvimento de produtos e serviços e autonomia na articulação do próprio projeto de vida, com base na criatividade, na tecnologia e na inovação.

Mais informações, procure a Coordenação para ficar por dentro de como funcionam os Itinerários no Colégio Geração.
Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

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No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

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16/08/2022
Adriana Freitas