7 dicas para motivar seu filho a estudar

Motivar seu filho a estudar pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas dicas é possível incentivar os estudos e garantir as boas notas.

Nem todo mundo possui o mesmo interesse e entusiasmo pelos estudos. Diante disso, mães e pais se veem diante de uma missão que parece impossível: motivar seu filho a estudar. Assim, com muita insistência e meio a contragosto, algumas crianças e adolescentes seguem “aos trancos e barrancos” nas atividades escolares, com notas medianas ou mesmo beirando a reprovação.

Por isso, o incentivo aos estudos deve vir desde cedo, especialmente com o exemplo da família. É claro que, mesmo que os próprios pais não tenham sido lá muito estudiosos, desejam que os filhos tenham um bom desempenho escolar. Mas quando pai e mãe se mostram interessados nos estudos, a criança aprende desde muito cedo que estudar é algo positivo e prazeroso.

Ou seja, incentivar a criança ou o adolescente e dar a ele as condições propícias, ajudam no desenvolvimento intelectual, demonstrando a importância da escola e os motivos pelos quais é preciso se dedicar a esta tarefa, como um compromisso e responsabilidade com o próprio futuro.

Mas afinal, como motivar seu filho a estudar sem que haja resistência, fazendo com que ele perceba este momento como algo positivo e até prazeroso?

Neste artigo, listamos 7 dicas que podem ajudar nessa missão que está longe de ser impossível. Confira! 

Qual o papel dos pais nos estudos dos filhos?

Primeiramente, é preciso entender que a família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento escolar dos filhos. Encontrar um ambiente adequado para as atividades fora da escola é essencial, e isso não se resume ao conforto do ambiente físico, mas também que haja um relacionamento baseado no diálogo, na compreensão e na colaboração. 

Imagine uma criança ou adolescente que não demonstra muito interesse pelos estudos, chegar em casa e precisar lidar com barulho, brigas familiares, falta de atenção. Desmotivador, não é mesmo? Portanto, a responsabilidade pelo aprendizado começa com o respeito da família, para além da escola e dos professores.

Assim, sem que os pais participem, acompanhem e se engajem no processo, fica mais difícil tomar gosto pelos estudos. Além disso, construir hábitos requer constância, rotina organizada, suporte emocional e atenção para identificar problemas. E nesse sentido, os adultos são os que mais sabem como conduzir esse compromisso e ensinar sobre responsabilidade.

A importância de saber como motivar seu filho a estudar

Segundo Paulo Fochi, professor de pedagogia e coordenador do curso de especialização em Educação Infantil da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), “a função da criança é viver a experiência; a do adulto é criar condições para a experiência”. Esta frase resume perfeitamente a importância de saber como motivar seu filho a estudar.

Afinal, não basta saber que é preciso criar condições para a experiência. Mas, sobretudo, saber como criá-las. Até mesmo porque, pais e mães não nascem prontos e nem são os detentores de todo o saber. Eles também vão aprendendo com as suas próprias experiências vividas, tendo elas sido ou não criadas por outras pessoas.

Mas o que queremos dizer com isso? Que entender a importância de motivar seu filho a estudar é o primeiro passo para buscar maneiras de como fazê-lo. Feito isso, é hora de abrir um canal para o diálogo, o que nem sempre acontece na família.

Alguns pais e mães utilizam a hierarquia como forma de impor regras – que são essenciais – mas que, muitas vezes, acabam dificultando o processo. Um exemplo está na identificação e compreensão da personalidade do filho. Alguns aspectos relacionados a isso podem ser os dificultadores do aprendizado, o que acaba soando como desinteresse.

Por isso, ao identificar certas características, fica mais fácil entender qual a melhor abordagem para motivar seu filho a estudar, ou seja, dar a ele um sentido, um objetivo a ser perseguido. De modo que os estudos se tornem uma parte da jornada a ser encarada com responsabilidade e, se possível, com entusiasmo.

No entanto, este é um processo que nem sempre é fácil, pois implica compromisso também por parte dos pais, em conjunto com os educadores. E nada melhor do que demonstrar como o bom desempenho escolar pode trazer benefícios futuros a médio e longo prazo. De nada adianta recompensas imediatas que não possuem uma conexão direta com os estudos. 

Dessa forma, pais e mães precisam entender que motivar o filho a estudar não significa dar a ele algo material em troca. E sim fazê-lo compreender, com muito diálogo e respeito, que existe uma recompensa maior – e que a jornada dos estudos pode nunca ter fim, sob o risco de se perder muitas oportunidades e ganhos, tanto pessoais quanto materiais.

Como motivar o filho a estudar?

Antes de iniciar com as dicas de como motivar seu filho a estudar, é essencial saber que, para colocá-las em prática, a família deve estar comprometida com a “empreitada”. A dedicação não deve partir apenas do estudante, é preciso haver uma parceria entre pais e filhos.

Dito isso, vamos à lista com 7 maneiras de incentivar os estudos dos filhos e trazer mais motivação para a rotina escolar: 

1. Esteja disponível para ajudar

Demonstrar disposição e arranjar tempo para ajudar são formas de motivar seu filho a estudar, pois assim ele sabe que terá apoio para enfrentar obstáculos mais complexos. Pois ao se sentir incapaz e sem apoio, a desmotivação ganha espaço.

Por isso, a dica é acompanhar os estudos e entender onde a criança ou o adolescente encontra mais dificuldade, para saber onde você deve agir. Isso dará a ele mais segurança, tornando o processo mais leve.

2. Estabeleça uma rotina diária de estudo

Sobretudo na adolescência, quando muitas famílias perdem um pouco da rotina porque os filhos já não ficam mais em função dos pais, é importante delimitar um período para os estudos. Como esta é uma fase delicada, de rebeldia, em que os adolescentes dormem mais e parecem sempre insatisfeitos, deve-se ter cuidado para não ser impositivo demais, gerando conflitos desnecessários.

Porém, é fundamental que os pais mostrem sua autoridade (sem tanta austeridade) para evitar que a falta de rotina afete os estudos.

3. Defina metas alcançáveis

Definir metas claras e alcançáveis ajuda a motivar seu filho a estudar. Isso significa que nada adianta pensar em algo a longo prazo, como o vestibular (a menos que o aluno esteja no 3º ano do Ensino Médio). Focar nas notas do trimestre é uma boa tática.

O tempo de estudo também pode ser uma meta a ser traçada, podendo ser combinada com períodos de lazer ou atividades extracurriculares. Por exemplo, se a criança gosta de jogar videogame, é possível determinar que poderá jogar depois de cumprir duas horas de estudo diárias.

4. Garanta um ambiente apropriado

Da mesma forma que uma escola com boa infraestrutura é essencial para garantir a qualidade das atividades escolares, ter em casa um ambiente apropriado para os estudos também é. Por isso, o estudante precisa contar com um local confortável, sem barulhos ou interferências, bem iluminado e seguro para se concentrar.

E como citamos antes, é papel dos pais criar condições para a experiência, por isso que motivar seu filho a estudar passa por proporcionar um bom local de estudos. De preferência longe de televisores, equipamento de som ou quaisquer itens que possam distrair.

5. Identifique o estilo de aprendizagem do seu filho

Assim como cada pessoa tem uma personalidade, cada um também possui um modo próprio de aprender. Alguns aprendem melhor lendo, outros escutando a explicação, e outros ainda precisam fazer várias anotações sobre o tema para absorver o conteúdo.

Por isso, é preciso observar e identificar qual o estilo de aprendizagem do seu filho, de modo a ajudá-lo do jeito que melhor se enquadra na sua forma de estudar, inclusive dando ideias e auxiliando com técnicas que produzam um efeito positivo e motivador.

6. Ofereça suporte emocional

Dedicar tempo, criar um ambiente propício, entender o estilo de estudo e estabelecer uma rotina são fundamentais, mas lembre-se de que seu filho precisa também de suporte emocional para encarar os pequenos fracassos da vida de estudante.

Uma nota baixa ou um trabalho que não tenha sido bem apresentado podem resultar em baixa autoestima, o que torna o estudo algo desmotivador. Nessas horas, os pais devem estar presentes para que a criança ou o adolescente não se abale e entenda que a persistência é essencial para o sucesso, em qualquer área ou momento de vida.

7. Reconheça a evolução do seu filho

O reconhecimento pelos esforços é parte da tarefa de motivar seu filho a estudar. Pois de nada adianta incentivar os estudos e não reconhecer a evolução. Por isso, é importante parabenizá-lo pelas boas notas, e também pelos elogios que recebe dos professores. Essa é uma forma de fazer com que o estudante valorize os resultados e encontre satisfação no seu desempenho positivo.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

01/06/2022
Kélen Oliveira